quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Por que Escolhi o Jornalismo como Profissão

      Já falei muito sobre o curso de Jornalismo aqui no blog e tenho muito o que falar, ainda. Mas percebi que nunca contei os motivos que me fizeram escolher essa área. Como sei que muitos leitores sonham em seguir essa profissão, nada mais justo que contar os motivos que me fizeram escolher ela. Quem sabe inspira vocês aí que estão indecisos ou não sabem o que pretendem seguir?


1. Escrever é minha maior paixão. Eu escrevo desde que me conheço por gente. Sempre escrevia recadinho nos cadernos das amigas, passo horas pensando em algo legal para escrever á uma pessoa especial e quando surgiu essa ideia de fazer o blog, a escrita passou ainda mais fazer parte dos meus dias. Assim, pensei em algo que envolvesse a escrita, a leitura, tudo que eu gosto, em somente uma profissão, e por isso, me encachei no jornalismo.

2. Ajudar alguém mesmo sem saber a quem. Eu adoro ser útil e acho que o blog nasceu dessa vontade de querer ajudar, também. É incrível a sensação de ver alguém usando algo que você criou, que ele a ajudou em uma hora difícil e coisas assim. Com o Jornalismo, sempre vi a possibilidade de fazer isso, mesmo que não conhecesse o leitor/espectador e mesmo que não houvesse um feedback. 

3. Tudo o que gosto em uma só profissão. Como eu disse, eu sempre amei escrever. Porém, além dessa paixão, eu tenho outras, também. Entre elas estão fotografia, internet, maquiagem, moda, livros, séries, música, decoração... O legal é que o Jornalismo me proporciona isso: eu posso falar sobre qualquer assunto, tanto os que gosto quanto os que não gosto, e posso aprender coisas novas.

4. Contato com outras pessoas e outras realidades. Eu sou uma pessoa muito tímida.  Mas também muito curiosa. Sempre tive curiosidade para conhecer e entender as coisas e as outras pessoas. Também gosto de saber a história por trás de cada pessoa e conhecê-las.  Conhecer novos rostos, novas histórias e realidades diferentes das minhas são coisas que nos mudam bastante. Além disso, cada pessoa leva consigo uma história de vida, às vezes boa, às vezes ruim. E poder contar essa história é algo tão emocionante! Afinal, como futura repórter, estou gravando um pedaço da vida de alguém em um lugar onde, no futuro, outra pessoa vai conhecer! 

5. Rotina? Que isso? Ok que as formas de fazer Jornalismo não mudam. Você tem horário para entrar, pessoas de sempre na redação e as maneiras de ir atrás e escrever uma matéria. Mas nem por isso os dias são sempre iguais! E isso é algo que eu adoro na profissão, porque não suporto quando as coisas caem na rotina. Hoje posso fazer uma matéria sobre uma descoberta científica, e amanhã posso estar entrevistando uma pessoa super famosa. São essas mudanças que eu adoro. E isso também abrange o item anterior, sobre conhecer pessoas, histórias e realidades diferentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário